Buracos Azuis

O azul profundo, a certeza de um ambiente em que toda a envolvência nos agarrra, nos transporta. É como voar nas profundezas em direcção às nossas certezas! É bom saber que queremos estar ali e em mais lado nenhum. Cada metro de descida aumenta o sorriso que nos invade...

SORTE* (Sinal Orientação Regulador Tempo Equalizar)... A primeira respiradela no regulador provoca de imediato um sorriso de satisfação. Vou para o fundo!

Na superfície fica tudo o que não queremos levar para baixo. Stress, trabalho, problemas, preocupações e todos os esses, alhos, emas e ões que nos atormentam. Somos só nós e o mar, numa perfeita harmonia de tranquilidade e satisfação.

De muitas maneiras e feitios, em muitos sítios e situações, mergulhar é mergulhar! De dia de noite, raso e fundo, azul ou verde, destroço ou coral, sem peixe com peixe, de pés ou de cabeça, quente ou frio, com muita ou pouca gente, com corrente ou em parede, com vontade ou com muita vontade, em qualquer dia a qualquer hora em qualquer lugar do mundo ou então... num Buraco Azul!




Os Buracos Azuis são grutas submarinas, também conhecidas por cavernas verticais. Foram formados na idade do gelo quando o nível médio das águas do mar era 100-120m mais abaixo.





O Great Blue Hole é parte integrante do Lighthouse Reef System, fica aproximadamente a 100 km de Belize. Tem 400 metros de diâmetro e 145 metros de profundidade. É um local maravilhoso para mergulho.




O Buraco Azul mais fundo do mundo é o Dean´s Blue Hole e tem cerca de 200m de profundidade! Fica situado em Long Island nas Bahamas.

Se há buracos onde gostava de estar, era nestes!!


* SORTE - Mnemónica utilizada nas aulas de mergulho para ajudar a rotinar os procedimentos de uma descida bem feita.

0 Bilhetes Comentados: