Clube de Leitura

Estou de volta e resoluto. Enquanto fermento no pensamento e no desejo, a minha paixão literária, - que neste momento se resume a ler e a tirar cursos de escrita criativa – vou fazer o possível por contribuir para o difundir desta paixão.

Não pretendo ser original e muito menos inovador, mas seguindo uma sugestão estrelar, vou iniciar aqui no Bilhete de Ida um clube de leitura. Coisa modesta, destinada aos poucos (mas bons!) que por aqui passam e que vai servir, sobretudo, para podermos partilhar o gosto pela leitura e o prazer pela discussão dos diferentes (ou iguais) pontos de vista.

Confesso que a ideia está um bocado verde, e nem sei se o funcionamento é viável, mas vamos por partes:

1 - Escolher uma obra de 3 que vou sugerir, ali na votação ao lado
2 - Marcar uma periodicidade para trocarmos as ideias (através dos comentários ao post) – talvez semanal
3 - Dividir o livro por partes em função dessa periodicidade
4 - Basta uma pessoa que queira ler (ou reler) o livro, para a ideia avançar
5 - Os posts relativos ao Clube ficarão com a etiqueta Clube de Leitura. Quem quiser saber o que está para trás, basta consultar a referida etiqueta
6 - Ninguém precisa de se identificar para comentar – basta ler o livro em causa
7 - Outras instruções/ideias, vamos discutindo ao longo do caminho


Como qualquer democracia (controlada!) alguém tem que tomar decisões e os pontapés de saída têm que ser dados pelos idiotas. Por isso, a minha escolha recai nos seguintes livros:


1- A Tábua de Flandres – Arturo Pérez-Reverte

Como admirador confesso deste escritor, e por ter lido todos os seus livros, escolho este por ser o meu preferido dele. A qualidade de escrita é inegável, mas este livro, em particular, aprisiona-nos numa vontade incontrolável de o ler de uma só vez.




2 – Hotel Memória – João Tordo

Pela surpresa da descoberta, já referida anteriormente, pela qualidade que reconheço na sua escrita, porque ainda não li este livro (mas já o comprei!) e porque acredito e incentivo os jovens escritores portugueses, aqui fica a escolha número dois. Não por ordem de preferência, mas porque no meio está a virtude!




3 – Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago

Palavras para quê?! Um prémio Nobel, um português… mais o filme e toda a polémica americanóide. Talvez o menos "fácil", mas também quem sabe o mais merecido. Tinha que estar na lista!




A votação vai ficar aberta durante duas semanas. Finda a mesma, farei a divisão do livro e a distribuição pela periodicidade escolhida. Depois… é só comentar, comentar, comentar! Aceitam-se criticas, ideias, sugestões, incentivos, palavrões e outros ões!


Declaro oficialmente aberto o Clube de Leitura do Bilhete de Ida!

6 Bilhetes Comentados:

essenciasdepensamentos disse...

obrigado pelo comentário. Felicito esta ideia e podes crer que já votei e vou ter a honra e o prazer de participar no clube de leitura. Como já deu para ver a literatura faz parte da minha vida desde há muito tempo, e é um prazer partilhar tudo o que o livro nos transmite. Eu faço parte dum grupo de leitores numa biblioteca e é muito bom, aprende-se imenso. Como o coordenador do grupo tem um blog interessante vou deixar-te o link. Boas leituras e vou passando para ver as novidades. bjs

http://adrianepandora.blogspot.com

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Boa ideia! Não li " A Tábua de Flandres" e fiquei hesitante entre os outros dois, mas já me decidi.
Vou acompanhando por perto a evolução.

Vekiki disse...

Vou inscrever-me neste clube de Leitura. Ainda não li nenhum destes livros. Não conheço o primeiro autor, mas vou incluí-lo na minha longa lista de livros a comprar!
Entretanto convido-te a visitares o Vekiki!

Iris_Esfenoidal disse...

Uma ideia brilhante;) Vou votar!

f disse...

Em vez de comprar o bilhete posso tirar o passe? Há muito tempo q gostava de fazer parte dum clube de leitura...nunca pensei q me fosse estrear num "virtual". Parabéns e obrigada pela tua iniciativa!
Votei no Hotel Memória e (não sei se vais fazer outra votação para isso?) sugeria uma periodicidade semanal para dividir e comentar o livro...
Não me importava nada de reler o Ensaio. É uma história fantástica, com muitas leituras possíveis e deve ser giro ter outras pessoas no mesmo capítulo q nós para trocar ideias.
Partilho a tua admiração pelo Reverte mas nunca reli um policial...não sei se seria capaz de recomeçar a Tábua sabendo já quem matou quem... Bom, seja qual for o livro vencedor, conta comigo para o Clube. Bjos,f

ps - espero q a votação seja acesa e q estas semanas passem depressa...

Menina_marota disse...

Li o livro Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago) numa fase em que procurava respostas para explicar perante mim própria o porquê de um Homem de 43 anos, (o meu marido) descobrir que sofre de esclerose múltipla.

Ao procurar respostas, li um comentário de alguém a propósito deste livro e apressei-me a ir comprá-lo.

Quando cheguei ao final, não encontrei respostas para o que procurava, mas ficou a dúvida: será este mesmo o mundo em que vivo?

Parabéns pela iniciativa do Clube de Leitura...

Bom fim de semana e boas leituras ,)