Não é pela originalidade do tema, mas pelo choque da situação. Não é pela subjectividade das opiniões, mas pela objectividade do choque, que não consegui ficar indiferente e tive que deixar a minha lavra...
Não digo que seja preciso continuar a levar uma maçã e a entrar em fila de olhos no chão, mas isto também é demais!
Do alto de toda a irreverência que sempre achei que tinha, ainda fico chocado com o desplante e a falta de respeito. Sinto que o mundo pula e avança enquanto a educação caminha no sentido inverso. Os avanços tecnológicos e o facilitismo latente não caminham lado a lado com as boas maneiras. As pessoas cada vez menos se respeitam umas às outras e, principalmente, não respeitam os mais velhos. A noção de que a idade é um posto, perdeu-se completamente. É verdade que já na minha geração as coisas eram de certeza diferentes da geração dos meus pais, mas há limites para tudo! Eu que até sou contra as coisas demasiadamente hierarquizadas, sobretudo em termos laborais, não consigo perceber que a imagem de um professor não seja envolta numa auréola de respeito mínimo.
Para as gerações mais novas, a idade do interlocutor não tem qualquer significado e parece não haver diferenças na maneira como se interpelam pessoas de diferentes idades… não confundir com graus de educação ou classes sociais. Estou pura e simplesmente a referir-me à idade. Eu, Doutorado em Física Quântica do Bacalhau, tenho a obrigação de ter um trato respeitoso perante o Zé Manel da esquina que varre a rua todos os dias, pelo simples facto de ele ter idade para ser meu avô!
Pese embora o facto de haver mil e uma maneiras de abordar um problema e de a subjectividade reinar em muitas questões relativas ao estado da nação educativa, e de a aluna ter feito mal porque, e a professora também ter estado mal porque… a mim o que me preocupa mais, é mesmo a questão de fundo que está por trás e que me faz pensar que se está a perder cada vez mais a noção de respeito e a boa educação, não a cultural, mas a da maneira de estar e de viver.
Não me sinto identificado com os métodos do antigamente e defendo a mudança nos sistemas de ensino, mas que uma chapada bem puxada atrás era bem dada, lá isso era!
0 Bilhetes Comentados:
Enviar um comentário