Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor


Estou cansado da distância imposta pela circunstância. Quero ter mais tempo para eles e não consigo. Um ano passou desde o último apontamento sobre a comemoração de hoje e desse dia para cá bastantes livros foram lidos. Perdão. Bastantes não, porque nunca bastam. Muitos. Muitos também não porque me sabem sempre a pouco. Talvez alguns. Isso mesmo. Neste ano que passou li alguns livros.

Tentei também contribuir para a descida de alguns lugares nestes rankings miseráveis em que teimamos permanecer na linha da frente. O Clube de Leitura, na sua muito modesta dimensão, é um veículo de combate a estas realidades. Se a influência de ler um livro for passada a uma pessoa que seja, o resultado é sempre positivo e a vitória é um virar de página.



Mas não chega… sinto que não chega. Aconselhar, incentivar e sugerir não são garantes de mais leitura. Penso na escuridão em que vivem os que não descobrem este prazer. Na verdade, são vítimas do desconhecido e não sabem o que estão a perder simplesmente porque nunca experimentaram. E se fosse possível formar as pessoas em prazer de leitura?! Ensinar a encarar os livros como os objectos mágicos que são.

Neste dia que é deles (dos livros) e dos seus autores, penso nestas possibilidades de partilha. Haverá alguém interessado em querer aprender o prazer da leitura? O prazer (seja ele qual for) também se aprende e como tal também se ensina.

Da minha parte, ofereço-me para ajudar a ensinar. Algum voluntário se senta neste desafio?



4 Bilhetes Comentados:

continuando assim... disse...

nesse desafio ...sento-me para o resto da minha vida !!
cheia de livros por todos os lados...

Anónimo disse...

Deixa-me dizer-te que o Clube de Leitura já me fez retomar o prazer de ler. Sempre esteve cá, mas depois a vidinha e as desculpas da vidinha... agora não, agora trago sempre comigo o livrinho que se está a ler, e leio, de cada vez que há um minuto de paragem. Obrigada pelo desafio, já estou lá.

maria disse...

Até os meus olhos e ouvidos me permitirem.
Que lindo post.
Até breve

Vera disse...

Eu sento-me!
Tenho que ir até à livraria comprar este livro do Clube de Leitura ;)