CLUBE DE LEITURA – No mínimo, 333 opiniões

E ao sétimo livro deu-se o advento da boa leitura. Próximo pela distância de não o conseguir igualar e longe por estar tão perto de alcançar, este 333 de Pedro Sena-Lino é uma ode ao estruturamento da escrita e à métrica dos acontecimentos. Uma ideia muito original (para mim a base fundamental de um bom livro) que nos transporta pelas 333 impressões de uma obra. Ou pelas 333 personagens? Ou o livro é a personagem?

Fundamentalmente, um livro que levanta questões e que deixa muito espaço à imaginação de cada leitor. Um livro não deve ser uma obra fechada, mas sim um local de portas abertas para cada um manobrar o seu veículo de entendimento. Deixemos falar quem sabe:

Quantas aventuras cabem dentro de um livro? Resposta: tantas quantas os seus leitores. 333 é a história das histórias das vidas tocadas por um livro profano que queimava como um livro sagrado. Pedro Sena-Lino leva-nos pela mão até um desses livros que, mais do que ser lido, lê e revela quem o abre. Rui Zink

Uma cornucópia de histórias através do tempo onde se prova que só o amor é imutável. As palavras do poeta ao serviço de uma grande imaginação fizeram de Pedro Sena-Lino um romancista. Dulce Maria Cardoso

É um hino. Ao amor. Amor pelo Livro, pela Palavra. Este primeiro romance de Pedro Sena-Lino faz muito mais do que contar uma história. Marie-Noëlle Ciccia (Universidade de Montpellier)



Poeta, romancista, investigador, declamador ou o que for, Pedro Sena-Lino é sobretudo um amante das letras que se deixa amar por elas. Esse amor é visível em cada linha que escreve, em cada sentimento que ensina e é assim que transpira palavras por cada poro deste romance.

Faço votos para que os (quase) 333 membros deste Clube façam gritar bem alto a opinião que lhes rasga o peito e que lhes incendeia a alma. Bramam as vossas sentenças e gladiem sentimentos, pois a chama do julgamento literário erguerá a sua ira sobre os que não se manifestarem!


P.S. – E já agora não esquecer as sugestões para a próxima leitura.

3 Bilhetes Comentados:

Anónimo disse...

Esperava este dia para poder comentar! Li o livro muito rapidamente e com muita vontade de pegar num lápis e sublinhar, sublinhar, sublinhar. Há palavras, naquele livro, que são maiores que qualquer sentimento. Mesmo que todos os destinos sejam trágicos. Gosto deste fio condutor, do livro espalhado pelo mundo, perseguido, protegido, levado até às ultimas consequências. Marca sempre quem o lê e esse é o destino de um livro. Nota máxima

Vera disse...

Se gostei do 333? Gostei. Não é um livro muito comum. Pode até parecer um pouco confuso ao início, mas é um livro interessante. Pela pesquisa histórica que demonstra, pela atenção que dedica à escrita feminina ignorada e até "calada" no seu tempo, pela importância que dá ao livro como ser e não como objecto. Neste livro consegui rever-me, porque para mim, os meus livros, são mais do que capas e folhas cheias de palavras. São seres que eu amo desesperadamente, dos quais cuido e que ao pegar-lhes, me recordo de cada um. Da história que conta, do momento em que li. Sim, os livros são mais do que uma paixão. Podem ser a Vida!
...Gostei de o ler apesar de ter hesitado muito ao comprá-lo...

Brunorix disse...

Dois dias. Foram dois dias porque tinha que parar pela obrigação.

Dentro dos livros que eternizam o nosso caminho de leitores, há aqueles que consideramos bons, aqueles que consideramos muito bons e aqueles que guardamos na prateleira dos inesquecíveis. Dentro destes, há uma pequena franja que corresponde àqueles que “invejosamente” gostaríamos de um dia conseguir escrever.

Este foi, sem dúvida, um exemplar para a pequena franja da minha prateleira. Obrigado pelos 333 sorrisos de prazer e descoberta, que surgiram no meu rosto de leitor (e profundo admirador) ao acompanhar o destino de cada uma das 333 impressões (incluíndo as que eu senti).

Um livro que prima pela originalidade (factor que eu tanto prezo) do seu esqueleto. Dá vontade de saber mais e juntar, no mínimo, outro 333. Não para que dê 666, mas porque apetece outro tanto.