CLUBE DE LEITURA - O regresso da Sinfonia "esquecida"

Não estava esquecido. Estava difícil de alcançar o tempo, que se mantinha distante. Deo Gratias que há aviões, comboios e viagens que sendo perto se tornam longas.

Primeiro o atraso na obtenção, segundo a demora na leitura, terceiro a surpresa da obra. Que livro! Duro como todas as realidades, mas bom como todas as boas escritas. Uma pedrada na surpresa lusófona, em tons de samba descoberto.



Padece agora de comentários, pois não se pode deixar passar em Branco a primeira incursão deste Clube em terras de bom bordo. Preparem os estômagos da apatia e agucem a vontade de opinar, pois a calma que se vê neste sorriso vindo do outro lado do Atlântico vem em tons de verdade crua e (bem) escrita.



P.S. - Mais três eleitos irão a votos para a semana. Deixem também as vossas sugestões.

2 Bilhetes Comentados:

essenciasdepensamentos disse...

Ainda bem que gostaste do livro. Como já tinha dito é um livro mto bom.
A infância, a fazenda, os amores, a presença marcante do pai, os casamentos, as viagens, os descaminhos, as dolorosasa tentativas de entender, tudo se entrelaça numa história carregada de intenso lirismo. " Sinfonia em Branco" é um romance desenhado. Cada frase parece ter sido escrita com a precisão e a delicadeza necessárias à elaboração de um retrato imaginário, no qual se possam reconhecer os traços de vidas míudas, vividas à sombra. Quase nada acontece e tudo acontece na história das irmãs que vivenciam, cada qual a seu modo, uma experiência que vai marcá-las para sempre. Mesmo seguindo por caminhos diversos, Maria Inês e Clarice irão manter por toda a vida a cumplicidade de quem divide um segredo.
Adriana Lisboa deu ao livro o título do quadro do pintor Whistler.
Adriana provou a sua mestria na escrita e admito que é um livro que daqui a algum tempo com certeza relerei.

As minhas sugestões:
"Coração das Trevas" - Joseph Conrad
" O Cavalo de Sol" - Teolinda Gersão

Até breve

Brunorix disse...

Que murro de qualidade! Esta Sinfonia coloriu o Branco da minha expectativa e deixou-me bastante pensativo.

Os factos da vida, são realidades duras que existem à nossa volta e estão muito bem (d)escritos neste romance. A influência que os comportamentos e as atitudes de uns têm na vida dos outros, neste caso os pais, são cruelmente determinantes.

Um livro sobre mágoas, mas que não me deixou magoado. Antes atento e alerta para o futuro: o pessoal e o de leitor. Uma espécie de alarme de vida para o acordar de realidade. Gostei muito!

Uma escritora para aprofundar e ler mais. Podem (re)conhecer em: http://caquiscaidos.blogspot.com/