CLUBE DE LEITURA – Hotel memória #3

Terceira, e última, parte deste livro de estreia do Clube de Leitura do Bilhete de Ida. Agora que Tordo, isto é Ismael, termina a sua busca, chega-nos a primeira certeza: que pena chegar ao fim! Independentemente de qualquer análise ou opinião, este é sem dúvida um livro que deixa saudade e um ligeiro travo a lamento por não haver mais história.

Física e psicologicamente debilitado, o herói persegue a sua obsessiva procura por algo que não precisava procurar mais, a não ser por ele próprio. Esta viagem externa ao seu interior, quase lhe custou a vida e deixou-o marcado para toda. A leitura dos cadernos de Samuel e o desenrolar da teia…

Esta será a altura ideal para opinar a parte (terceira) e o todo. Quanto de autor se sente nesta “Memória”? Afinal, quem matou Fran Sakovski? O cruzar de histórias: o narrador e o fadista. Terá o final (co)respondido ao que se procurava?

Não perca a resposta a estas e outras questões, num Bilhete Comentado perto de si!






3 Bilhetes Comentados:

Patti disse...

Confesso que foi um final um pouco aquém. Gostava de ter ouvido a hsitória do fadista contada por ele. O seu ponto de vista.
Mas um bom livro, que me despertou para a compra do '3 Vidas'.

Anónimo disse...

A mim parece-me óbvio q quem matou a Fran foi o Samuel, o q aliás seria compatível com a homossexualidade não assumida do russo e explicaria a sua degradação "remórsica".
A impressão com q fico no fim de tantas peripécias é a de que este é afinal um livro sobre amores suspensos, sobre relações não consumadas ou só experimentadas ao de leve: o amor por Kim com a morte na mesma noite do primeiro beijo, o amor de Samuel q não tb não protege eficazmente o seu ente querido, o próprio Daniel da Silva q mata por amor mas não fica com a sua amada e, por fim, o fascínio do nosso estimado pela história q investiga mas q resolve comprar selos sem se identificar e depois parte como chegou.
Concordo com a Patti, ficamos com vontade de ler "As 3 vidas".....aliás já comecei. Bjos, até ao próximo bilhete.

Brunorix disse...

Já muito, ou quase tudo, foi dito sobre este livro. Uma história plena de imaginação, um leque de personagens de diferentes sensações, uma originalidade temporal bem montada...

Até concordo que se podia esperar mais do final, ou não! A sensação de que cada um de nós pode completar à sua maneira o que o fadista poderia contar, parece-me, também, uma solução de sucesso cativante.

Sem dúvida que vale a pena ler "As 3 vidas", até porque se nota um amadurecimento da escrita de João Tordo. Por mim, orgulho-me de termos escolhido este autor para começar este Clube.

Venha o próximo! :)