Fim-de-semana de livros

Em Domingo de resumo, concluo que a distância da ocasião que me levou a sul, me causou desnorte pela ausência de escrita e emissão de Bilhetes. Bendita, no entanto, a ida, pela vitória na prova (a continuar assim, ou a escala muda ou rebenta!), pelo descanso numa cidade adorada e pelo privilégio de mais uma magnifica experiência literária.

Ilustres desconhecidos, escrevem a sul, editando como gente singular numa qualidade de escrita que nem consigo quantificar. A última garantia de que assim é, foi dada na noite de Sábado no Pátio de Letras, em Faro, com o lançamento do livro Histórias Para Boi Dormir de Valério Bexiga. A erudição do popular, cruzado com um nível literário ao alcance de muito poucos e flamejado por um humor mordazmente invejável, fazem desta jóia uma preciosidade que deveria constar na biblioteca de qualquer leitor valioso. Ou não fosse de brilhantismo o exemplo:

“A Rosa Tronga, (sublinhou) é uma mulher de virtude (uma santa de Altar, é o que ela é!) que, com apropriadas benzeduras e um chá de cabelos, até de pedras é capaz de fazer “barrascos”. Não tem mais voltas a dar: o compadre e a comadre Bia dão as respectivas partes baixas destapadas a benzer, bebem o chá de cabelos que a Rosa Tronga temperilha e, quando dão por vossemecês, estão enrolados um com o outro, qual de baixo, qual de cima.”




Pena que os monopólios literários, privem a custo de 60% que todos tenham a possibilidade de ler estas maravilhas. Afortunados os que do acaso, fazem sorte na oportunidade de ler e conhecer TAMANHA beleza na conjugação da nossa língua.

Trezentos quilómetros depois e 24h mais acima, novo encontro literário com um menos desconhecido, mas também ilustre Paul Auster, que depois de uma ligeira e simpática conversa, teve a paciência de assinar 6 livros de rajada perante o olhar austero (bem ao estilo austeriano) do “controlador” que ia repetindo: 2 livros por pessoa! Só 2 livros por pessoa!




Fins-de-semana de cultura pesam muito nos euros, mas acrescentam em leveza o sorriso literário das paixões perseguidas. Assim, já conhecemos pessoalmente mais caras por trás das letras, mais heróis dos nossos sonhos! E isso, não tem preço...



0 Bilhetes Comentados: